23º Ronco do Bugio - 2º Ronco do Bugiozinho

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Conheça a Comissão Julgadora do 22º Ronco do Bugio

Léo Ribeiro de Souza
Natural de Contendas, São Francisco de Paula.
1 – Compositor com mais de 300 letras gravadas pelos mais diversos artistas regionalistas gaúchos. Tem três CDs com algumas destas composições onde se destaca a música Brasil de Bombachas, hoje considerada um clássico da musicalidade gauchesca.
 2 – Escreve sobre a cultura gaúcha para diversas revistas e jornais do gênero, sendo proprietário do Blog do Léo Ribeiro, um dos informativos da internet mais acessados pelos tradicionalistas.
 3 – Artista plástico e cartunista sempre focado na temática gauchesca.
 4- Criador e coordenador da Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, festival de poesia que irmana os vates da maçonaria com toda a gama de poetas rio-grandenses já em sua 6ª edição.
5- Poeta com oito livros de poemas editados.
6 – Foi Presidente, no biênio 2004 / 2005, da Estância da Poesia Crioula, entidade que congrega os maiores poetas nativistas do Estado, considerada a Academia Xucra do Rio Grande. Atualmente é seu Diretor Cultural.
 7 - Requisitado como jurado em dezenas de festivais por todo o Rio Grande do Sul tais como Carijo, de Palmeira da Missões, Tafona, de Osório, Guyanuba, de Sapucaia do Sul, Cante Uma Canção em Vacaria, de Vacaria, Laçador do Canto Gaúcho, de Porto Alegre, e tantos outros. É sua oitava participação como jurado do Ronco do Bugio.


Luciano Maia

É natural de Pelotas. Cantor, compositor e um dos mais respeitados acordeonistas do sul do país, é considerado uma revelação dos festivais de música. Possui seis discos lançados e atualmente comemora o lançamento do novo disco, em parceria com o poeta Gujo Teixeira, intitulado “Cordeona-me”. Além de sua atuação dentro do Rio Grande do Sul, Luciano já representou a música Riograndense em importantes projetos musicais no Brasil e na Europa, tais como: Itaú Cultural; Mercado Cultural Mundial; O Brasil da Sanfona, Circular Brasil, Encontro Brasileiro do Acordeon, Documentário O Milagre de Santa Luzia-uma viagem musical pelo Brasil conduzida pelo sanfoneiro Dominguinhos, entre outros. No ano de 2012 participou do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, excursionou em turnê pela Alemanha e França com o grupo instrumental Quartchêto, atuou como diretor musical do espetáculo Galpão Crioulo 30 anos da RBSTV e encontra-se em turnê com a Orquestra de Câmara da Fundarte, participando como solista do concerto Piazzolla Coreografado. Reconhecido por sua atuação na música nativista gaúcha, Luciano Maia conquistou importantes prêmios do Rio Grande do Sul, entre os quais: Prêmio Açorianos 2001 - Revelação; Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2005 – Instrumentista; Prêmio Açorianos 2005, 2007 e 2009 – Instrumentista Regional e ainda indicação ao prêmio da música brasileira no ano de 2010. Realiza intenso trabalho de pesquisa e composição da música folclórica gaúcha, remetendo o som regional do acordeon a uma linguagem jazzística e contemporânea fazendo uma fusão entre o sul do Brasil e o resto do mundo, buscando um diálogo em perfeita sintonia.

Ewerton dos Anjos Ferreira


Nasceu em Sananduva - RS, em 30 de setembro de 1954. Desde tenra infância manifestava interesse pela musica. Cresceu abraçado ao violão. Surgiu como compositor no Movimento Nativista do Rio Grande do Sul, na Décima Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana, quando sagrou-se vencedor daquele evento com a música Veterano. Classificou, ainda, no mesmo festival, as músicas Entardecer e Pago Perdido - todas em parceria com seu tio, o poeta Antônio Augusto Ferreira. Outro música que teve sua autoria, com letra de José Hilário retamozzo, e que alcançou grande sucesso na voz de José Cláudio Machado, foi Poncho Molhado, um verdadeiro clássico do nativismo. A partir de 1980, Ewerton Ferreira participou de festivais importantes no Movimento Nativista, tais como Moenda, Musicanto, Tertulia, e outros. Entre 1993 e 1994 gravou o CD intitulado Rosa Rubra, nos estúdios da extinta ISAEC Ewerton Ferreira teve seus trabalhos gravados por cantores e grupos de expressão no Cancioneiro do Rio Grande do Sul, tais como: Leopoldo Rassier, Eraci Rocha, Marco Aurélio Vasconcellos, Gelson Manzoni, Maria Luiza Benitez, Delcio Tavares, Jose Claudio Machado, Flora Almeida, Wilson Paim, Os Serranos, Os Posteiros, Grupo Cavera, entre outros... Participou ativamente do movimento Mostra de CDs Independentes de Porto Alegre, participando de Feiras e Shows. Ewerton Dos Anjos Ferreira participa como Jurado em diversos festivais por todo o Rio Grande do Sul.

 Daniel Barros


Iniciou sua carreira muito cedo participando como músico e dançador de chula de vários CTG's. No ano de 1979 ganhou seu primeiro festival com apenas 14 anos de idade, a Balada da Canção Estudantil de Caxias do Sul ! Na década de 80 integrou o Grupo Candeeiro que acompanhava Cesar Passarinho na Churrascaria Chimarrão, também em Caxias do Sul. Nos anos 90, mudou-se para Porto Alegre e passou a tocar seu violão no PULPERIA, bar temático que marcou época para a classe musicista do RGS. Daí, participou de praticamente todos festivais do estado e de Santa Catarina estando presente no Melhor Conjunto Instrumental na 22ª Califórnia de Uruguaiana. Parceiro de palco do saudoso José Claudio Machado, recorreu o Brasil adquirindo experiência e sempre com sua autenticidade, lançou-se em carreira SOLO em 2003 com o álbum "Por Minha Conta" alcançando 4.000 cópias vendidas. Em 2007, lançou o cd "Por Ser Gaúcho" chegando a marca de 6.000 cópias vendidas. Em setembro próximo, lançará se 3º trabalho solo, "Meu Tempo" com participações muito especiais: Os Tiranos, Lúcio Yanel, Oscar dos Reis e Luiz Marenco ! 
Participou do 1º Ronco do Bugio com 2 canções, voltando depois na 16ª Edição com uma homenagem a Honeyde Bertussi com "Querendo Notícia" . 
Recentemente foi premiado em 2 festivais:
3º Rodeio da Canção Serrana de Vacaria : 2º Lugar e Canção Mais Autêntica
2º Canto Campeiro de Viamão : 3º Lugar e Melhor Tema Campeiro



Cássia Abreu

Cássia Daniela Abreu Leite, Serrana, da cidade de Lages SC
Acordeonista, cantora, tecladista, professora ...
Iniciou sua carreira tocando no grupo musical de seu pai “Cassinha e Os Brasas Do Rio Grande” (dos 6 aos 15 anos)

Morando 2 anos no RJ, montou um show  chamado  “ Roda de Chimarrão” Onde executava musicas de nossa cultura ,  difundindo assim ,desde cedo ,sua arte nativista , por onde quer que andasse...
Aos 19 anos ingressou no “ Bando de Loco” de Elton Saldanha,  ...onde permaneceu como acordeonista e  cantora por 9 anos...
Interpretou e gravou músicas como:
A primeira vez, Mercedita, Mulher Gaúcha,Sorte amor (campeã da 25º California da Canção Nativa)
No ano de 2001 iniciou sua carreira solo, e  desde então vem fazendo seus shows por   todo o sul do Brasil Ganhou festivais como Sapecada da canção em Lages SC , Laçada da canção Brusque, E participou de muitos outros. Participou do Domingão do Faustão
                 Discografia cds solo:
Coração do Sul- gravadora USA discos
Ao vivo 1 Usa discos
De caso com a gaita – ACIT
Corazón Partio -  ACIT
Cd e dvd  ao vivo em SC – ACIT
Com a cordeona nas mãos – ACIT
 Discografia coletâneas e participações
CDs e DVDs:
Bando de loco – Elton Saldanha
Ao vivo na Vacaria – Elton Saldanha
Epopéia Farroupilha – Elton Saldanha
Cavaleiros da Paz -  Elton Saldanha
Os Praianos- coletânea de sucessos ACIT
Marca do sul – USA
As melhores canções gaúchas – ACIT
Tchê menina 4 e 5
Canto e Encanto Nativo
Canto e Encanto dvd
Fábrica do Vanerão
PROJETO 2013/2014
CLÁSSICOS GAÚCHOS
CD/DVD E SHOW NA ESTRADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário